terça-feira, 27 de dezembro de 2011
sexta-feira, 23 de dezembro de 2011
sexta-feira, 9 de dezembro de 2011
Já é conhecida a vencedora do Concurso de Redação do Consórcio Machadinho
No Centro de Eventos de Piratuba o público superior a 500 pessoas estava inquieto e ansioso na expectativa do anúncio do nome do grande vencedor da quinta edição do Concurso de Redação “Escrevendo o Futuro”. O evento que é promovido pelo Consórcio Machadinho contou com a inscrição de 821 redações, advindas das oitavas séries de 32 escolas lindeiras que neste ano visitaram a Usina Hidrelétrica Machadinho.
Em comparativo com 2010, neste ano foram inscritas 160 redações a mais. E entre tantos bons textos, a comissão de professores teve a difícil tarefa de eleger o melhor escrito e enquadrado ao tema “Florestas”. A originalidade, a criatividade e a linguagem usadas na redação também foram fundamentais na definição do autor vencedor.
Após apresentações culturais e pronunciamento das autoridades a aluna Danieli Paula Heinsfeld Martinazo, da Escola de Educação Básica Carlos Chagas, de Piratuba, subiu ao palco como a grande vencedora do Concurso 2011, com a redação intitulada “As Florestas em Harmonia com o Corpo Humano e Energia”. “A sensação é muito boa. Fiquei muito surpresa e feliz com o resultado. Agradeço a minha mãe pelo apoio“.
Em segundo lugar ficou a aluna Caciane Foscarini, da Unidade Estadual de Ensino Fundamental João XXIII, de Maximiliano de Almeida e a terceira colocação foi representada pela estudante Bruna Catarina Minks, da Escola Municipal Amélia Poletto Hepp, de Piratuba. Já o quarto lugar foi ocupado pela aluna Maria Aparecida Maciel da Escola Estadual de Ensino Médio Castro Alves, de Machadinho. E na quinta posição ficou a aluna Verônica Martineli, da Escola Municipal Amélia Poletto Hepp, também de Piratuba.
Nesta que foi a quinta edição do concurso, mais de mil alunos das oitavas séries dos municípios lindeiros visitaram a Usina Machadinho. Para o Diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, o número de redações recebidas nesta edição do Concurso de Redação representa o crescimento do evento e o entendimento por parte de alunos e professores do propósito do Concurso de Redação. “Este é um projeto que motiva, incentiva e apoia o poder e a criatividade da escrita. Nesta edição, tivemos um número maior de redações, o que nos deixa muito satisfeitos”.
NOSSA ENERGIA GERA CONHECIMENTO
A programação da Premiação do Concurso de Redação começou ainda pela manhã, com a palestra “Educação Ambiental no Ensino Fundamental e Médio: qual a importância e como trabalhar” ministrada por Ilton Agostini Junior, destinada a todos os professores da região lindeira à Usina.
terça-feira, 22 de novembro de 2011
Consórcio Machadinho promove II Encontro de Confraternização com a Imprensa
A equipe da Rádio Inhandava participou no último sábado, 19/11, do II Encontro de Confraternização com a Imprensa, conforme release abaixo:
No último sábado (19) o Consórcio Machadinho promoveu o II Encontro de Confraternização da Imprensa Regional. Ao todo participaram mais de 50 comunicadores representando 20 meios de comunicação de toda a região abrangida pela Usina Hidrelétrica Machadinho.
Durante a programação os comunicadores puderam conhecer de perto o trabalho socioambiental promovido pelo Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável – CRDS, localizado no interior de Piratuba (SC). Posteriormente a visita todos participaram de um almoço de confraternização.
O objetivo central do encontro foi estreitar os laços entre os meios de comunicação e o Consórcio Machadinho. “Buscamos a aproximação com toda a comunidade e isto também inclui a mídia local. Este evento é uma forma de aprimorar o relacionamento com os meios de comunicação da região e também de agradecer a parceria na publicação e divulgação dos materiais relacionados ao Consórcio”, afirma o Diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo.
Para obter mais informações sobre a Usina Hidrelétrica Machadinho acesse www.machadinho.com.br. Já para conhecer o trabalho do Centro de Referência em Desenvolvimento Sustentável, ligue para a Secretaria de Educação de Piratuba no número (49) 3553-0078.
Nós da Rádio Inhandava FM agradecemos ao Consórcio Machadinho pela parceria.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Participe da programação através de nossas redes sociais:
- Orkut: Rádio Inhandava FM
- Facebook: Rádio Inhandava
- Msn: fm104.9@hotmail.com
- Twitter: @inhandavafm
sexta-feira, 13 de maio de 2011
INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO CRAS
Consórcio Machadinho, Instituto Alcoa, Tractebel Energia e Prefeitura inauguram CRAS
A parceria entre Consórcio Machadinho, Instituto Alcoa, Tractebel Energia e Prefeitura de Maximiliano de Almeida (RS) viabilizou a ampliação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município. A obra que foi inaugurada na tarde do dia 12/05/2011 marca o início de uma nova realidade para alunos e educadores.
Dentre os principais benefícios trazidos pelo projeto estão à concentração das atividades em um único local e a possibilidade de ampliação do número de atividades desenvolvidas no CRAS. Para o representante de uma das empresas parceiras da obra, Luciano Flávio Andriani, Diretor Administrativo da Tractebel Energia, contribuir com atividades que visem o desenvolvimento da região e que ofereçam qualidade de vida às pessoas que aqui vivem é o mais importante.
Segundo a vice-presidente do Instituto Alcoa, Suzana Sheffield, o fundamental é apoiar ações as quais a comunidade acredita. “A conversa e o diálogo são itens essenciais para que o projeto seja considerado importante, se a população achar que ele é viável, nós tentaremos a parceria”, afirma.
Para o Diretor Geral do Consórcio Machadinho, Duilio Diniz de Figueiredo, oferecer um espaço adequado, amplo e moderno permite o desenvolvimento de diversas atividades educacionais e de assistência social em um único local, com a melhoria na qualidade do atendimento que se traduz em grande benefício para a comunidade.
Atualmente cerca de 180 alunos estão sendo atendidos pelo CRAS. Isso representa indiretamente cerca de 400 famílias. No local, os alunos têm acesso a aulas de música, dança, artesanato, atividades esportivas, e podem participar de projetos como o de inclusão digital, reciclagem, horta; atividades de convivência e integração.
Confira fotos do evento:
quinta-feira, 31 de março de 2011
Rio Uruguai recebe 1.500 peixes nativos dia 30 de março
Os consórcios Machadinho e Itá e a Tractebel Energia, em parceria com o LAPAD (Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce da UFSC) realizaram, no dia 30 de março (quarta-feira), a soltura de 1.500 peixes de três espécies nativas da bacia do Rio Uruguai – mil piavas (Leporinus obtusidens), 200 dourados (Salminus brasiliensis) e 300 suruvis (Steindachneridion scriptum). Esta é mais uma ação ambiental do Consórcio Itá, formado pela Tractebel Energia, Compania Siderúrgica Nacional - CSN e Cimento Itambé; e do Consórcio Machadinho, formado pelas empresas Companhia Brasileira de Alumínio, Votorantim Cimentos, Alcoa Alumínio, Tractebel Energia, VALE, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, Camargo Correa Cimentos e Departamento Municipal de Eletricidade, empreendedores das hidrelétricas Itá e Machadinho, ambas situadas na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
A soltura dos peixes juvenis, entre 25 e 30cm de comprimento, foi realizada no Dique 1 da Usina Hidrelétrica Machadinho, do lado do Rio Grande do Sul. A solenidade iniciou-se às 9h30, no Centro de Informações Turísticas de Piratuba (SC), quando onde foi apresentado o projeto Pesquisa para Manutenção e Repovoamento do Estoque Pesqueiro, com a participação de representantes dos dois consórcios e da Tractebel Energia, autoridades municipais, integrantes do LAPAD, imprens local falada e escrita, alunos e representantes das comunidades lindeiras.
Este trabalho, segundo o gerente de Meio Ambiente da Tractebel Energia, José Lourival Magri, contribui não apenas para a preservação destas espécies que estão sendo soltas, mas de muitas outras. A piava, por exemplo, atualmente é uma espécie difícil de ser encontrada na região do Alto Uruguai. “As diversas interferências antrópicas foram as responsáveis pelo desaparecimento desta espécie e de outras. Hoje, a piava é encontrada, principalmente, na região do Médio Uruguai”, explica o coordenador do LAPAD, professor Evoy Zaniboni Filho, acrescentando que o dourado e o suruvi ainda são encontrados na região do Alto Uruguai, mas tem sido verificado, nos últimos anos, uma redução dos estoques.
Diferente das outras duas solturas – 2004 e 2007 -, os peixes serão marcados com uma técnica especial. “É possível identificá-los por meio de uma marca localizada no esqueleto e, para isso, é necessária uma análise de laboratório dos ossos das cabeças de cada exemplar”, complementa o professor. É importante, segundo ele, que a cabeça dos peixes capturados sejam guardadas no freezer ou no congelador da geladeira. Depois é fazer um contato pelo fone 0800.6440026, para que as cabeças sejam recolhidas e enviadas para análise. “Quem colaborar ganhará um brinde especial a cada peixe capturado. Mas o mais importante é que estará contribuindo para o acompanhamento e a avaliação do sucesso do repovoamento das espécies”, afirma Magri.
O professor Evoy complementa ainda que em virtude da dificuldade em migrar para se reproduzir, é feita em laboratório a indução à desova e fertilização in vitro dos peixes. “Por meio de estudos e pesquisas são identificadas as características genéticas da população de peixes, o tamanho adequado e o melhor período para soltura. Feito isso, os peixes são devolvidos ao seu habitat, promovendo a preservação das espécies”, finaliza o professor Evoy.
Esta não é a primeira vez que o trabalho realizado no LAPAD devolve os peixes ao seu habitat. Em maio de 2004, cerca de 3 mil piracanjubas foram soltas no reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, iniciando o processo de repovoamento dessa espécie. Já em 2007, 6 mil dourados e grumatões ganharam as águas do Rio Pelotas e do reservatório da Usina Hidrelétrica Machadinho.Abaixo, as fotos do evento:
Entrevistando o Sr. Duílio de Figueiredo, gerente geral do Consórcio Machadinho
coletiva de imprensa
Diretor da Tractebel Energia, José Lourival Magri
Diretor Consórcio Itá
Sr. Duílio
Prefeito de Maximiliano de Almeida, Sr. Avilson Lazarin
Prefeito de Mariano Moro, Sr. Ivan Divensi
Prefeito de Piratuba, Sr. Adélio Spanholi
Prof. Evoy Zaniboni Filho, da UFSC
Assinar:
Postagens (Atom)