quinta-feira, 31 de março de 2011

Rio Uruguai recebe 1.500 peixes nativos dia 30 de março

     Os consórcios Machadinho e Itá e a Tractebel Energia, em parceria com o LAPAD (Laboratório de Biologia e Cultivo de Peixes de Água Doce da UFSC) realizaram, no dia 30 de março (quarta-feira), a soltura de 1.500 peixes de três espécies nativas da bacia do Rio Uruguai – mil piavas (Leporinus obtusidens), 200 dourados (Salminus brasiliensis) e 300 suruvis (Steindachneridion scriptum). Esta é mais uma ação ambiental do Consórcio Itá, formado pela Tractebel Energia, Compania Siderúrgica Nacional - CSN e Cimento Itambé; e do Consórcio Machadinho, formado pelas empresas Companhia Brasileira de Alumínio, Votorantim Cimentos, Alcoa Alumínio,  Tractebel Energia, VALE, Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica, Camargo Correa Cimentos e Departamento Municipal de Eletricidade, empreendedores das hidrelétricas Itá e Machadinho, ambas situadas na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina.
     A soltura dos peixes juvenis,  entre 25 e 30cm de comprimento, foi realizada no Dique 1 da Usina Hidrelétrica Machadinho, do lado do Rio Grande do Sul. A solenidade  iniciou-se às 9h30, no Centro de Informações Turísticas de Piratuba (SC), quando onde foi apresentado o projeto Pesquisa para Manutenção e Repovoamento do Estoque Pesqueiro, com a participação de representantes dos dois consórcios e da Tractebel Energia, autoridades municipais, integrantes do LAPAD, imprens local falada e escrita, alunos e representantes das comunidades lindeiras.
     Este trabalho, segundo o gerente de Meio Ambiente da Tractebel Energia, José Lourival Magri, contribui não apenas para a preservação destas espécies que estão sendo soltas, mas de muitas outras. A piava, por exemplo, atualmente é uma espécie difícil de ser encontrada na região do Alto Uruguai. “As diversas interferências antrópicas foram as responsáveis pelo desaparecimento desta espécie e de outras. Hoje, a piava é encontrada, principalmente, na região do Médio Uruguai”, explica o coordenador do LAPAD, professor Evoy Zaniboni Filho, acrescentando que o dourado e o suruvi ainda são encontrados na região do Alto Uruguai, mas tem sido verificado, nos últimos anos, uma redução dos estoques.
     Diferente das outras duas solturas – 2004 e 2007 -, os peixes serão marcados com uma técnica especial. “É possível identificá-los por meio de uma marca localizada no esqueleto e, para isso, é necessária uma análise de laboratório dos ossos das cabeças de cada exemplar”, complementa o professor. É importante, segundo ele, que a cabeça dos peixes capturados sejam guardadas no freezer ou no congelador da geladeira. Depois é fazer um contato pelo fone 0800.6440026, para que as cabeças sejam recolhidas e enviadas para análise. “Quem colaborar ganhará um brinde especial a cada peixe capturado. Mas o mais importante é que estará contribuindo para o acompanhamento e a avaliação do sucesso do repovoamento das espécies”, afirma Magri.
     O professor Evoy complementa ainda que em virtude da dificuldade em migrar para se reproduzir, é feita em laboratório a indução à desova e fertilização in vitro dos peixes. “Por meio de estudos e pesquisas são identificadas as características genéticas da população de peixes, o tamanho adequado e o melhor período para soltura. Feito isso, os peixes são devolvidos ao seu habitat, promovendo a preservação das espécies”, finaliza o professor Evoy.
     Esta não é a primeira vez que o trabalho realizado no LAPAD devolve os peixes ao seu habitat. Em maio de 2004, cerca de 3 mil piracanjubas foram soltas no reservatório da Usina Hidrelétrica Itá, iniciando o processo de repovoamento dessa espécie. Já em 2007, 6 mil dourados e grumatões ganharam as águas do Rio Pelotas e do reservatório da Usina Hidrelétrica Machadinho.
 
Abaixo, as fotos do evento:

Entrevistando o Sr. Duílio de Figueiredo, gerente geral do Consórcio Machadinho

 coletiva de imprensa
 Diretor da Tractebel Energia,   José Lourival Magri
Diretor Consórcio Itá
Sr. Duílio
Prefeito de Maximiliano de Almeida, Sr. Avilson Lazarin
 Prefeito de Mariano Moro, Sr. Ivan Divensi
Prefeito de Piratuba, Sr. Adélio Spanholi
Prof. Evoy Zaniboni Filho, da UFSC




















Nenhum comentário: