sábado, 25 de fevereiro de 2012

Esporte: Final de semana de Semifinais no Campeonato Gaúcho

Neste sábado dia 25 de Fevereiro de 2012, começo minha participação como blogueiro da Inhandava, e meus principais assuntos postados aqui serão de futebol, mas não vou me ater somente a isso.

Começamos este sábado com algumas ponderações no mundo futebolístico:

Primeiro ponto que destaco neste cenário, são as semifinais da Taça Piratini, o Grêmio com novo comandante e agora com o favoritismo ao seu lado, enfrenta o Caxias o time que passou as semi com mais folga, vencendo o São José de Porto Alegre nas quartas de finais por 2 a 0 e demonstrando bom futebol.
De outro lado temos o Juventude que ganhou do Veranópolis em um jogo instável da equipe Alvi-verde, depois de abrir 2 a 0 no placar, levou pressão tomou o gol do Vec e mesmo com um a mais a equipe de Caxias não conseguia administrar a partida,mas no fim conseguiu sacramentar a vitória em cobrança de pênalti, chega instável e com desfalques o Ju para enfrentar o Nóia.
Novo Hamburgo que venceu o Lajeadense no Estádio do Vale pelo placar de 1 a 0, em jogo pegado, destaque para o apoio da torcida que não parou de empurrar o Novo Hamburgo, que ainda marcou o gol que seria 2 a 0 mas foi anulado incorretamente pelo arbitro da partida.
Tudo indica que as semifinais do Gauchão vão ser de pegar fogo, pois o Grêmio apesar de má campanha na fase de grupos, chega com moral depois da vitória no GreNal, e os times do interior mostrando sua força, podem incomodar.
É quase impossível fazer uma previsão do que pode ocorrer. Arrisco-me a dizer que há uma grande possibilidade de clássico CAJU nas finais do primeiro turno do Gauchão.

Outro ponto que destaco neste sábado é o impasse das obras no estádio Beira-Rio, a Andrade Gutierrez publicou uma nota hoje nos principais jornais Gaúchos, sobre o motivo de não ter assinado o contrato com o S.C. Internacional, a empreiteira colocou a culpa no Banrisul, banco o qual busca parceria. Fato é que, a situação é de dar sono.

Confira a íntegra da nota da Andrade Gutierrez:
Reforma do Beira-Rio
Informações importantes para o público

A construtora Andrade Gutierrez vem a público novamente para informar que todas as etapas e ações que dependiam da empresa para viabilizar o projeto de reforma e modernização do estádio Gigante da Beira-Rio já foram concluídas.
A empresa está segura de que foi além de suas obrigações, fazendo tudo o que era possível a um ente privado para colocar o projeto em execução. Rememorando:
– A Andrade Gutierrez foi a primeira a apresentar ao S.C. Internacional, ainda em 2010, uma sugestão de modelo de parceria para reforma do estádio – modelo que, no ano seguinte, seria aprovado pelo clube;
– Em seguida, em conjunto com o clube, a construtora elaborou a minuta do contrato que definiu as bases da parceria, processo que foi concluído em dezembro de 2011;
– Definida as condições do contrato, a Andrade Gutierrez pôde, enfim dar início às tratativas com os potenciais sócios investidores para a composição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) responsável pela reforma e ampliação do Beira-Rio;
– Em paralelo, mesmo sem ter garantia formal de que seria a responsável pela condução do projeto, desenvolveu os estudos e projetos de engenharia para que a retomada das obras pudesse ocorrer imediatamente após a assinatura do contrato;
– Pouco mais de 45 dias após a aprovação do contrato pelo Conselho Deliberativo do clube, a construtora conseguiu definir todos os demais investidores necessários à viabilização do projeto;
– Para obtenção da linha de financiamento via ProCopa, programa do BNDES para financiamento de Arenas na Copa 2014, todos os investidores têm de apresentar garantias proporcionais à sua participação. a garantia da parcela que cabe à construtora (20%) já foi apresentada e aprovada.
Informamos que, em decorrência de várias reuniões realizadas nas últimas semanas com executivos do BNDES e do Banrisul, que atua como agente repassador dos recursos do BNDES via ProCopa, um plano sólido de garantias referente ao conjunto de investidores que formarão a SPE foi apresentado ao Banrisul. Até o momento, não houve o retorno quanto à aprovação deste plano.
Sem a aprovação dessas garantias financeiras, que contam inclusive com intenção de participação do S.C. Internacional, não é possível obter a linha de financiamento ao projeto e estabelecer a sociedade que viabilizará a reforma, lembrando que o andamento deste processo tem decisões, fóruns e prazos alheios à vontade da empresa.
Uma vez formada a SPE, o contrato será assinado e o cronograma de obras, divulgado. Até lá, a Andrade Gutierrez segue envidando todos os esforços para que o modelo para reforma e modernização do estádio Gigante da Beira-Rio, tendo como objetivo a Copa do Mundo de 2014, seja viabilizado.


Rafael Cechin
 Comunicador da Inhandava Fm
@rafaelcechin

Nenhum comentário: