quinta-feira, 5 de abril de 2012

UHE MACHADINHO PARA DE GERAR ENERGIA

              
Usina Hidrelétrica Machadinho suspende produção de energia

           
            Na manhã desta quinta-feira (05) a Usina Hidrelétrica Machadinho suspendeu a produção de energia elétrica. A medida foi tomada devido ao baixo nível de água no lago da Usina provocada pela escassez de chuvas na região. Às 8h, horário em que foi parada a produção, o reservatório que tem seu nível máximo normal na cota de 480 metros se apresentava 14,40 metros abaixo desse nível.
            Apesar de não estar gerando energia a Usina Hidrelétrica Machadinho está operando normalmente, inclusive com alguns trabalhos importantes como o controle de tensão que viabiliza a transmissão de energia. Além disso, os processos da própria planta continuam a ser realizados.
            Conforme o Gerente Regional do Rio Uruguai, Elinton Chiaradia, a parada na produção de energia é um procedimento normal. “Esta é uma situação prevista nas hidrelétricas, onde o insumo básico, que é a água, não pode ser programado. Este evento já ocorreu duas vezes nas estiagens de 2006 e 2009 e a população não sentiu nenhum efeito no seu dia a dia”, conta.
            Após a paralisação a Usina Machadinho adotou a vazão mínima de 120 m3/s pela abertura parcial de duas comportas. Isso garante o fluxo natural de água na extensão do Rio Pelotas, localizado a jusante da Usina, e viabiliza também a sobrevivência dos peixes.
A suspensão da produção de energia das usinas brasileiras é determinada pelo ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico. Quanto ao abastecimento de energia, este faz parte de um sistema interligado, ou seja, as usinas que estão operando normalmente compensam a falta de geração daquelas que estão com a produção parada.
Para saber mais acesse: www.machadinho.com.br.




Nenhum comentário: