terça-feira, 31 de julho de 2012

VISITA DA GALERA DA PORTO DO SOM


Na manhã dessa terça recebemos a visita do Xandi da Banda Porto do Som, trazendo o novo DVD+CD ao vivo gravado em Nova Petrópolis-RS.Tivemos um rápido bate-papo no ar, pois o pessoal estava com pressa em visitar mais uma enorme quantia de emissoras no dia de hoje. Ainda nossos ouvintes ganharam 4 kits DVD+Cd, cortesia da banda.
Agradecemos a presença e nos colocamos sempre à disposição dos amigos da Banda Porto do Som!

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Usina Hidrelétrica Machadinho retoma produção de energia

                 Depois de 72 dias com a produção de energia suspensa, a Usina Hidrelétrica Machadinho normalizou a produção de energia elétrica. A parada na produção foi provocada pelo baixo nível de água no lago da Usina, devido à escassez de chuvas na região.

            Atualmente o reservatório recuperou sua acumulação e está com cerca de 75% do seu volume útil. Desde que voltou a produzir energia a Usina já gerou praticamente mais do que nos últimos 3 meses.
            Este período de parada na geração de energia também trás como reflexo a redução nos valores repassados mensalmente aos municípios a título de Compensação Financeira pelo Uso dos Recursos Hídricos - CFURH, implicando numa diminuição significativa na transferência de recursos para as Prefeituras correspondentes a CFURH dos meses de abril, maio e junho do ano em curso.
A suspensão e a retomada da produção de energia das usinas brasileiras são determinadas pelo ONS que leva em conta a Usina fazer parte de um sistema interligado, ou seja, as usinas que estão localizadas em bacias hidrográficas onde a situação é mais favorável do ponto de vista hidrológico geram energia para compensar a falta de produção daquelas que estão sem geração. 

sexta-feira, 6 de julho de 2012

Comitê de Gerenciamento dos Rios Apuaê – Inhandava visita a Usina Hidrelétrica Machadinho

Na última semana do mês de junho, o Comitê de Gerenciamento das Bacias Hidrográficas dos Rios Apuaê – Inhandava realizou mais uma de suas reuniões itinerantes. Ao todo 12 integrantes do Comitê estiveram na Usina Hidrelétrica Machadinho, com objetivo de conhecer o local da coleta de água para os testes de monitoramento de qualidade.
            O Comitê de Gerenciamento da Bacia hidrográfica Apuaê-Inhandava é um dos nove comitês situados na área de abrangência da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai e visa participar do gerenciamento dos recursos hídricos na área da bacia hidrográfica. “Para nós este momento é muito importante, pois estamos elaborando o Plano de Bacia dos Rios Apuaê – Inhandava e as informações adquiridas nos ajudam a fazer um melhor Plano, de acordo com cada realidade”, conta o Secretário Executivo do Comitê, Lenison Moroso.
 
            Além da Usina Machadinho, foram visitadas as obras de transposição do Rio Cravo, em Erechim (RS) e o encontro dos Rios Apuaê e Rio do Peixe, no município de Centenário (RS). Também se visitou o município de Paim Filho (RS), para conhecer mais sobre a Canoagem Ecológica que já se tornou um evento oficial do município.